Se você mora em apartamento talvez nunca tenha ouvido falar em caixa de gordura. Mas, saiba que todos os condomínios contam com caixas de gordura e os síndicos são responsáveis pela sua manutenção. E elas são essenciais. Tanto para proteger os encanamentos de esgoto de entupimentos como também para preservar o meio ambiente, impedindo que a gordura proveniente das cozinhas chegue a rios e lagos. Em outras palavras, a caixa de gordura “filtra” a gordura e os restos de alimentos que descem pelo ralo da pia.

Apesar da sua importância, as caixas de gordura não são obrigatórias para casas. Mesmo assim, as todas as construções mais modernas já contam com elas.

O que é a caixa de gordura?

Basicamente, uma caixa de gordura é, como o próprio nome indica, uma caixa que pode ser de alvenaria ou PVC, estrategicamente colocada na ligação entre o encanamento da pia e o do esgoto. Esta caixa deixa passar a água, mas retém gorduras e restos de alimentos.

Como ela funciona?

O funcionamento de uma caixa de gordura é bastante simples. Elas têm um volume mínimo de água, que funciona como filtro. Tudo o que vem da pia da cozinha, como água e óleo, cai dentro dessa caixa. E, como óleo e água não se misturam, a gordura se acumula na caixa, enquanto a água segue para o esgoto.

Por isso, a limpeza periódica das caixas de gordura é fundamental. Uma caixa de gordura cheia, com certeza, vai provocar entupimento, mau cheiro e até mesmo o retorno da água suja pelo ralo da pia.

Limpeza e descarte

A periodicidade da limpeza depende muito da quantidade de pessoas na casa, o que altera a quantidade de detritos acumulados e a necessidade de limpeza. Já a facilidade da limpeza pode variar de acordo com o tipo de caixa de gordura.

Uma forma de prolongar a limpeza é evitar jogar restos de comida na pia, óleo de cozinha e outros produtos. Assim, a caixa de gordura acumula menos detritos e as limpezas podem ser mais espaçadas.

Depois de fazer a limpeza da caixa de gordura existe outra fase importante do trabalho: descartar todo o material sólido ou semissólido recolhido. É muito importante descartar esse material em local seguro. O ideal é que os rejeitos da caixa de gordura sigam para um aterro sanitário. Por isso, o mais cômodo é entregar a tarefa da limpeza para uma empresa especializada.

Em condomínios, a limpeza precisa ser feita, necessariamente, por empresas especializadas, já que o volume de rejeitos é bastante grande. Os profissionais dessas empresas fazem a limpeza por sucção e transportam os resíduos para uma central de tratamento. Tudo de forma limpa e segura.

Saiba mais sobre a limpeza de caixas de gordura

A SP Hidro está capacitada a realizar o trabalho de limpeza de caixas de gordura, tanto em condomínios como em estabelecimentos comerciais, industriais e em residências. A empresa, fundada por médicos veterinários sanitaristas, atua nesse mercado de desde 2004. A Estrutural tem como missão atender aos mais rigorosos padrões de qualidade na realização de todos os seus trabalhos e detém importantes certificados que atestam a qualidade dos seus serviços, sempre realizados por profissionais treinados e capacitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × 2 =